Perguntas e Respostas

 

Essas respostas não têm o propósito de ser uma declaração oficial nem devem ser vistas como a palavra final sobre assuntos que necessariamente requerem uma explicação mais ampla. São apenas um esclarecimento inicial para quem quer conhecer esta Ciência do bem.

 

1. O que é a Ciência Cristã ? 

É a ciência do Cristianismo e baseia-se nas palavras e nas obras de Cristo Jesus. Sua autoridade provém da Bíblia. Seus ensinamentos estão expostos no livro Ciência e Saúde com a Chave das Escrituras de Mary Baker Eddy. A cura da doença somente através de meios espirituais é um dos objetivos da Ciência Cristã. Seu propósito mais elevado é o da salvação universal de todas as fases do mal – inclusive do pecado e da doença (ver Mateus 10:8).

 

2. Quem são os Cientistas Cristãos ?

São estudantes da Ciência Cristã. Estudam a Bíblia e o livro Ciência e Saúde. São artistas, advogados, operários, professores ou fazendeiros. Entre os Cientistas Cristãos há representantes de todas as raças e de todos os segmentos da sociedade. Há Cientistas Cristãos em todas as partes do mundo, em especial nos 80 países em que há igrejas da Ciência Cristã. O maior número de igrejas está estabelecida em países de língua inglesa tais como os Estados Unidos, o Canadá, a Grã-Bretanha e a Irlanda, a Austrália, a Nova Zelândia e a África do Sul. O segundo maior número está estabelecido em países de língua alemã.

 

3. A Ciência Cristã é realmente cristã?

Sim. Está baseada nos ensinamentos e no exemplo de Jesus. Os Cientistas Cristãos levam a sério o compromisso de Cristo Jesus de que os Cristãos devem curar os doentes bem como os pecadores em seu nome.

 

4. Por que empregam o termo Ciência ?

É uma Ciência por tratar-se da aplicação sistemática de regras baseadas em um princípio estabelecido. A cura é o resultado da aplicação de leis divinas. Cremos ser a Ciência do Cristianismo que Jesus vivia e ensinava. As provas consistem em vidas modificadas e melhoradas, moral, espiritual e fisicamente.

 

5. Qual o conceito que os Cientistas Cristãos têm de Deus ? 

Acreditamos que Deus, o Espírito, é o Ser Supremo, que criou e governa o universo. Deus está sempre presente, sabe tudo, tem todo o poder e é inteiramente bom. A natureza de Deus se expressa através dos sinônimos para Deus empregados ou implícitos na Bíblia, incluindo os termos Mente divina, Espírito, Alma, Princípio, Vida, Verdade e Amor.

 

6. Qual é o relacionamento entre Deus e a humanidade ?

Cada indivíduo é realmente o filho espiritual do único Pai-Mãe, Deus. A verdadeira identidade espiritual de cada um é a imagem e semelhança de Deus, como o deixa claro o primeiro capítulo de Gênesis (ver versículos 26 e 27). Nós somos o reflexo ou expressão de Deus e estamos sempre sob o Seu cuidado infinito.

 

7. Qual o significado de Cristo Jesus para os Cientistas Cristãos ?

A Jesus Cristo é o nosso Redentor, o Salvador, o Filho de Deus. O termo Cristo descreve a natureza divina de Jesus, sua filiação espiritual com Deus. Como filho de Deus e Filho do homem, ele era o mediador entre Deus e o homem. Disse de si mesmo: "Eu sou o caminho e a verdade e a vida: ninguém vem ao Pai, senão por mim" (João 14:6). 

 

8. Os Cientistas Cristãos aceitam que Jesus nasceu de uma virgem, aceitam também sua crucificação, ressurreição e ascensão ?

Sim. Acreditamos que Jesus nasceu de uma virgem. Aceitamos plenamente o relato dos Evangelhos acerca de seu nascimento, sua vida, sua vitória sobre a morte e sua ascensão final em cumprimento das profecias bíblicas e da prova de que ele era o Filho de Deus.

 

9. Quem foi Mary Baker Eddy ?

Mary Baker Eddy (1821-1910) é a Descobridora e Fundadora da Ciência Cristã e a autora de Ciência e Saúde com a Chave das Escrituras, um contínuo "best-seller" sobre a cura. Filha de cristãos devotos, cresceu em New Hampshire, EUA. A Bíblia foi o centro de toda a sua educação. No início de sua vida adulta passou por uma série de tragédias pessoais, além de sofrer de má saúde. Durante os vinte anos seguintes doenças crônicas fizeram com que procurasse diversos métodos de cura. Nenhum deles resultou em cura permanente, até que descobriu a Ciência Cristã. 

 

10. Como foi que descobriu a Ciência Cristã ?

Em 1866 feriu-se seriamente em uma queda. Volveu-se para a Bíblia como era seu costume. Tudo o que havia ponderado no passado veio-lhe ao pensamento com força e clareza enquanto lia uma das curas de Jesus. Foi curada instantaneamente. Certa de que Deus a havia curado, dedicou os anos seguintes de sua vida à pesquisa da Bíblia, a fim de compreender o princípio que ocasionara a cura. Denominou sua descoberta de Christian Science e a explicou através do livro Ciência e Saúde, editado pela primeira vez em 1875.

 

11. Por que a chamam de Líder ? 

Este termo descreve a relação dela para com os membros de sua Igreja. Os Cientistas Cristãos referem-se à Sra. Eddy como a Descobridora, Fundadora e Líder da Ciência Cristã. Embora seja respeitada não é adorada. A Sra. Eddy insistia com seus seguidores "...Sigam a sua Líder somente enquanto ela seguir Cristo" (ver Message to The Mother Church, 1902, p. 4).

 

12. Qual a Bíblia que vocês usam ?

Nos países de língua portuguesa usamos a versão traduzida por João Ferreira de Almeida, revista e atualizada no Brasil. Em nosso estudo individual muitas vezes usamos outras traduções bíblicas atuais. Um dos artigos de fé da Ciência Cristã diz: "Como adeptos da Verdade, tomamos a Palavra inspirada da Bíblia como nosso guia suficiente para a Vida eterna" (Ciência e Saúde, p. 497).

 

13. Consideram Ciência e Saúde com a Chave das Escrituras um substituto para a Bíblia ?

Não. Ciência e Saúde acompanha a Bíblia, e como o título o indica, é uma chave para compreender as Escrituras. Estes dois livros constituem os livros-texto da Ciência Cristã e foram ordenados pela Sra. Eddy para serem o pastor da Igreja. 

 

14. Como se realiza o batismo e a comunhão ?

Os Cientistas Cristãos reconhecem e amam estes sacramentos cristãos tradicionais, mas não os praticam com símbolos ou cerimônias. O batismo para nós significa uma purificação diária, progressiva, dos pensamentos e dos atos. A Eucaristia é a comunhão espiritual com Deus, celebrada através de oração silenciosa e do viver cristão.

 

15. Acreditam em céu e inferno ?

Não consideramos o céu e o inferno como destinos específicos aos quais chegamos após a morte, mas como estados de pensamento, pelos quais passamos de diversas maneiras aqui e agora, bem como no próximo plano de existência, após o intervalo da morte.

 

16. Qual o conceito que a Ciência Cristã tem do pecado, da doença e da morte?

O pecado, a doença e a morte não se originam em Deus, o bem. Não constituem verdades definitivas da criação de Deus e devem ser vencidos conforme ensinado e ilustrado por Jesus. Estes males resultam da crença de que o homem está separado de Deus e de que a vida e a substância estão na matéria e por isso são limitados e temporais. Consideramos que a vida e a substância fazem parte do Espírito, Deus, e por esse motivo são ilimitadas e eternas.

 

17. Como se explica o sofrimento que existe no mundo ? 

É o resultado da crença de que Deus, o bem, esteja ausente de nossa vida, que o mal é real e que é igual ou superior a Deus. Cristo Jesus referiu-se ao mal ou diabo como a um mentiroso em quem não há verdade (ver João 8:44). Sua percepção de que o mal não é real, mas de que Deus e Sua bondade constituem a verdadeira realidade, o capacitou a subjugar o sofrimento sob todas as suas formas, tanto em seu próprio benefício como para o bem de outros. Cremos que a vontade de Deus para todos é totalmente boa e que Ele não é a causa do pecado, do sofrimento ou da morte.

 

18. Como se ora na Ciência Cristã ?

Assim como outros cristãos, os Cientistas Cristãos oram o Pai Nosso. Volvem-se a Deus, o Amor divino, para aprender mais sobre o Seu poder e presença e para seguir Sua orientação. A oração através da qual se afirma e compreende a bondade e a totalidade de Deus, desafiando o que quer que se lhe oponha, é uma força poderosa. A oração é o tema do primeiro capítulo de Ciência e Saúde.

 

19. Qual a relação que existe entre a teologia e o ministério de cura da Ciência Cristã ?

São inseparáveis, um demonstra o outro. Cristo Jesus, nosso Exemplo e Salvador, demonstrou que sua teologia e seu ministério incluíam a cura da doença. Encaramos a Ciência Cristã como a redescoberta das leis divinas compreendidas, ensinadas e provadas por Jesus, e que esta leis são tão aplicáveis hoje como o eram há 2.000 anos.

 

20. Como ocorre a cura dos doentes ?

A cura na Ciência Cristã ocorre através da oração científica ou comunhão espiritual com Deus. É um tratamento mental específico. Nesta oração se reconhece que o paciente tem acesso direto ao amor de Deus. A oração também revela mais acerca da atuação consistente da lei divina da saúde e da integridade que age a favor do paciente. Reconhece Deus, a Mente divina, como o único sanador. Traz a ação transformadora do Cristo, a idéia do Amor divino, à consciência do paciente. A transformação ou espiritualização do pensamento do paciente modifica a sua condição física (ver Ciência e Saúde, p. 194:5).

 

21. Qual a diferença entre a Ciência Cristã e a cura pela fé, a psicoterapia, a cientologia e o pensamento positivo ?

As diferenças são cruciais. A prática da Ciência Cristã não inclui o hipnotismo, o espiritismo ou a sugestão mental. Não se trata do controle de uma mente humana sobre outra, nem do exercício da vontade humana. Não se empregam fórmulas, cantos ou rituais, nem práticas esotéricas ou escritos secretos. Embora a fé seja um aspecto importante deste processo de cura, este não se baseia numa fé cega, mas em uma compreensão crescente da perfeição atual da criação espiritual de Deus. Essa é uma diferença prática e essencial entre a Ciência Cristã e o que geralmente se considera ser a cura pela fé.

 

22. O que é um praticista da Ciência Cristã ?

É um Cientista Cristão que se dedica em tempo integral ao ministério de cura cristã. Ser praticista requer estudo, oração consagrada e a capacidade comprovada de aplicar a compreensão espiritual para superar problemas de saúde e discórdias humanas. Para se tornar praticista é necessário fazer um curso com um professor autorizado da Ciência Cristã e apresentar uma relação de curas de outras pessoas.

 

23. É permitido ao Cientista Cristão ir ao médico ? 

Os Cientistas Cristãos sempre têm a liberdade de escolha ao cuidarem de si e de suas famílias, assim como aquele que normalmente recorre à medicina material tem o direito de escolher meios espirituais. Quando alguém se filia a uma Igreja da Ciência Cristã, geralmente é porque já teve provas deste método de cura e decidiu seguir este modo de vida. Se uma pessoa deixa de empregar a Ciência Cristã e escolhe outro tipo de tratamento não é condenada pela Igreja nem excluída do rol de membros. Em obediência às exigências legais os Cientistas Cristãos contratam um médico ou uma parteira registrada nos casos de partos feitos em casa ou em hospital.

 

24. Por que não se pode empregar a Ciência Cristã em conjunto com o tratamento médico ?

O tratamento através da Ciência Cristã e o tratamento médico partem de pontos de vista opostos. A Ciência Cristã baseia-se nas leis de Deus, de que toda causa e todo efeito são espirituais. A medicina lida com a matéria como se esta fosse tanto a causa como o remédio. Procurar curar através de sistemas opostos pode ser injusto para com o paciente e contraproducente em relação à cura.

 

25. O que os Cientistas Cristãos fazem em casos de fratura de ossos ?

Existem muitos relatos documentados de ajustamento e de junção de ossos obtidos unicamente através da oração na Ciência Cristã. Alguns preferem ir a um medico para ajustar o osso e depois recorrer ao tratamento pela Ciência Cristã para continuar o processo de cura. (ver Ciência e Saúde, p. 401:28)

 

26. A Ciência Cristã é capaz de curar crianças jovens demais para compreender seus ensinamentos ?

A cura espiritual não depende da idade nem da experiência. As crianças pequenas reagem naturalmente ao amor de Deus e ao ambiente mental que as cerca. À medida que os pais oram, seus pensamentos são libertos do medo e eles sentem o cuidado amoroso de Deus. Tanto os pais como a criança são beneficiados. Bebês e crianças muitas vezes são curados mais rapidamente do que os adultos.

 

27. O que é feito no caso de doenças contagiosas ?

Os Cientistas Cristãos possuem um amplo registro de colaboração com os funcionários da Saúde Pública. Têm o cuidado de comunicar aos órgãos competentes a ocorrência de doenças contagiosas ou infecciosas, quando previsto por lei. Também seguem os regulamentos referentes à quarentena.

 

28. E quanto à vacinação de crianças ?

Os Cientistas Cristãos obedecem à lei. Se a vacinação é obrigatória, nós a cumprimos. Reconhecemos, entretanto, que a imunização consiste em compreender e confiar nas leis de Deus e em libertar-se do medo da doença.

 

29. Quais os índices de sucesso da cura através da Ciência Cristã ? 

Vem sendo praticada com eficácia há mais de 120 anos. Em algumas famílias a Ciência Cristã tem sido o meio de cura há cinco gerações. Durante os últimos 124 anos mais de 50.000 testemunhos de cura autenticados foram publicados nos periódicos semanais e mensais da Ciência Cristã. Muitos deles confirmados pela medicina. Além disso, milhares de relatos de cura são dados todas as semanas nas reuniões de testemunhos das igrejas da Ciência Cristã em todo o mundo. 

 

30. Qual o reconhecimento público já obtido pela Ciência Cristã ?

Muitas companhias de seguro nos Estados Unidos reembolsam as despesas com o tratamento através da Ciência Cristã nas mesmas bases do tratamento médico. O direito de recorrer ao tratamento pela Ciência Cristã é reconhecido direta ou indiretamente por várias leis federais e estaduais. O direito legal de praticar a cura através da Ciência Cristã está firmemente estabelecido nos Estados Unidos e em muitos outros países.

 

31. Sua igreja aconselha os membros em assuntos de ordem pessoal tais como casamento, controle de natalidade e divórcio?

A igreja não aconselha os membros em assuntos de ordem pessoal. Ciência Cristã ensina a estrita obediência aos códigos morais dos Dez Mandamentos e do Sermão do Monte. Os praticistas da Ciência Cristã estão prontos a ajudar as pessoas a encontrarem cura através da oração para problemas de infidelidade conjugal, esterilidade, indiferença e abuso sexual.

 

32. Por que vocês não bebem, fumam ou usam drogas ?

Substâncias que viciam e intoxicam podem escravizar as pessoas. As drogas podem entorpecer o critério moral do indivíduo e prejudicar a sua capacidade de compreender seu relacionamento com Deus. Parecem prometer uma vida melhor, mas nunca podem transmitir a alegria genuína e a substância da vida espiritual. A Ciência Cristã desperta as pessoas para a paz e a satisfação encontradas no amor e no cuidado de Deus. Isto as livra de confiar em estimulantes ou em qualquer espécie de matéria. A Ciência Cristã prova que a verdadeira liberdade é obtida quando nossa vida é governada por Deus, não por drogas.

 

33. Quando foi fundada sua igreja e por que?

Em 1879, quatro anos após a primeira edição de Ciência e Saúde, Mary Baker Eddy e alguns de seus alunos através de votação decidiram "organizar uma igreja destinada a comemorar a palavra e as obras de nosso Mestre [Cristo Jesus], e a restabelecer o cristianismo primitivo e seu elemento de cura, que se havia perdido". A igreja foi reorganizada em 1892 e o Manual d'A Igreja foi publicado pela primeira vez em 1895 com o propósito de prover a estrutura para o governo da igreja e um plano detalhado para o futuro desenvolvimento de sua missão.

 

34. Como é governada a igreja ?

Seu governo está estabelecido no Manual d'A Igreja, um documento constitucional, que permanece inalterado desde que Mary Baker Eddy o completou em 1910. Este Manual rege o funcionamento de A Igreja Mãe a nível mundial através do Conselho de Diretores. Cada igreja local é uma filial de A Igreja Mãe, governada democraticamente. Todos os membros de uma filial têm oportunidade iguais de participar do trabalho na mesma, de votar para eleger os diretores da igreja e de servir nos diversos cargos.

 

35. Por que vocês não têm pastores ?

Somos uma igreja de leigos em que cada membro é igual perante Deus. Com a Bíblia e Ciência e Saúde como nossos pastores, volvemo-nos à oração e a estes dois livros para aconselhamento e cura.

 

36. Como são as reuniões na igreja ?

Os encontros dominicais incluem hinos cantados por toda a congregação, um solo musical, oração silenciosa e oração audível do Pai Nosso feita em conjunto, leitura da Lição Bíblica, que consiste de trechos da Bíblia e de Ciência e Saúde, e coleta. Há também uma reunião de testemunhos às quartas-feiras que inclui a leitura de trechos da Bíblia e de Ciência e Saúde, bem como testemunhos de cura dados pela congregação. As reuniões são conduzidas por leitores, que não são religiosos profissionais, mas sim membros comuns da igreja, eleitos para ocupar esse cargo temporariamente. Todos as atividades da igreja estão abertas ao público.

 

37. O que é uma Sala de Leitura da Ciência Cristã ?

Uma Sala de leitura é uma combinação de livraria, biblioteca e sala de estudos, onde o público tem livre acesso a livros e periódicos publicados pela Sociedade Editora da Ciência Cristã e a todas as obras de Mary Baker Eddy, inclusive Ciência e Saúde. As Salas de Leitura da Ciência Cristã também mantém uma grande variedade de Bíblias e livros para estudos bíblicos. Os membros das igrejas locais atendem os visitantes e estão aptos a dar informações sobre a Ciência Cristã.

 

38. Quais as atividades que a igreja oferece para os jovens ?

Toda igreja da Ciência Cristã tem uma Escola Dominical onde as crianças e os jovens até 20 anos aprendem a aplicar os ensinamentos da Bíblia e de Ciência e Saúde na sua vida diária. Em muitos campus universitários nos Estados Unidos e em outros países, as organizações da Ciência Cristã provêem respostas espirituais a todo aquele que enfrenta desafios na vida universitária.

 

39. Como sua igreja ajuda à comunidade local ?

Sua contribuição maior é a cura. Os estudantes de Ciência Cristã costumam orar para curar problemas da comunidade. A igreja oferece palestras sobre assuntos de interesse do público, além de oferecer um enfoque espiritual sobre esses assuntos nas aulas da Escola Dominical, nas leituras feitas nas reuniões na igreja e nos testemunhos dados pelos freqüentadores. Todas essas atividades contribuem para beneficiar a atmosfera mental da comunidade e trazem efeitos práticos positivos.

 

40. Como é que a Ciência Cristã ajuda a resolver problemas como a pobreza, o racismo e a guerra ?

A oração da Ciência Cristã vai à raiz de tais problemas. Reconhece todas as pessoas como filhas de um único Deus, amadas por Ele, supridas por ele, vivendo em harmonia uns com os outros. Desafia a crença de que estão separadas de Deus, o bem. A Ciência Cristã refuta a acepção de que o ódio, a inveja, a limitação ou a cobiça governem a vida das pessoas, individual ou coletivamente. Assegura que nenhum destes traços negativos pode sobrepujar a lei do Amor. A oração que se baseia nesta lei divina ajuda a trazer cura à humanidade.

 

41. De que modo sua igreja mostra sua preocupação em resolver os problemas do mundo ? 

A Igreja de Cristo, Cientista, publica a revista O Arauto da Ciência Cristã, com artigos que oferecem pontos de vista espiritual sobre temas da atualidade. Esses artigos oferecem soluções espirituais para problemas pessoais e mundiais. A igreja também produz o programa de rádio semanal O Arauto da Ciência Cristã, que trata de problemas atuais e que vai ao ar em São Paulo, pela Radio Trianon, AM 740 khz, todas as sextas feiras, às 15:30hs. A igreja também está engajada em esforços humanitários. Participou de programas de auxílio durante as duas guerras mundiais e continua a ajudar às vitimas de convulsões politicas e catástrofes tais como furacões, terremotos e inundações. Sua contribuição mais importante no tratamento de problemas mundiais, no entanto, é a cura cristã.

 

42. Sua religião muda com o passar do tempo ?

As atividade da igreja continuam a se desenvolver para atender às necessidades da época. Os ensinamentos fundamentais e a prática da Ciência Cristã não se modificam, nem se modificarão. Estão expostos de maneira completa e final no livro-texto da Ciência Cristã, Ciência e Saúde, e são baseados nas obras de cura sempre atuais de Cristo Jesus.

 

43. Quais são os Fundamentos da Ciência Cristã?

 

“1. Como adeptos da Verdade, tomamos a Palavra inspirada da Bíblia como nosso guia suficiente para a Vida eterna.

 2. Reconhecemos e adoramos o Deus único, supremo e infinito. Reconhecemos Seu Filho, o Cristo único; o Espírito Santo, ou seja, o Consolador, o Confortador divino; e o homem como imagem e semelhança de Deus.

 3. Reconhecemos que o perdão do pecado, por parte de Deus, consiste na destruição do pecado e na compreensão espiritual que expulsa o mal por discernir que ele é irreal. Mas a crença no pecado é castigada enquanto ela perdura.

 4. Reconhecemos a obra de reconciliação realizada por Jesus como evidência do eficaz Amor divino, que desdobra a unidade do homem com Deus por meio de Cristo Jesus, aquele que mostrou o Caminho; e reconhecemos que o homem é salvo por meio do Cristo, por meio da Verdade, da Vida e do Amor, como foi demonstrado pelo Profeta da Galileia ao curar os doentes e ao vencer o pecado e a morte.

 5. Reconhecemos que a crucificação de Jesus e sua ressurreição cumpriram o propósito de elevar a fé até a compreensão da Vida eterna, ou seja, o fato de que a Alma, o Espírito, é tudo, e de que a matéria nada é.

 6. E solenemente prometemos ser vigilantes, e orar para haver em nós aquela Mente que havia também em Cristo Jesus; fazer aos outros o que desejamos que eles nos façam; e ser misericordiosos, justos e puros.”

(Ciência e Saúde com a Chave das Escrituras, de Mary Baker Eddy, p. 497)

 

DEPOIMENTO

"A Ciência Cristã salvou minha vida e me mostrou o caminho espiritual para a saúde e a felicidade." - Andréa Silva

FALE COM A GENTE

"O Amor divino sempre satisfez e sempre satisfará a toda necessidade humana." – Mary Baker Eddy